sábado, 29 de julho de 2017

Viva a loucura!

Neste turning point em que nos encontramos, ou avançaremos com consciência para uma condição de respeito e dignidade para todos os seres ou caminharemos a passos largos para extinções em massa. Em alguns momentos tenho esperanças e sigo sendo educadora. Em outros momentos dá um cansaço tão profundo de viver nesse mundo...

Daí você encontra notícias alentadoras, alertas para não desanimar. Nem tudo está perdido ainda. Então, bora seguir os bons exemplos!


A incrível história do brasileiro chamado de louco pelos vizinhos por plantar a própria floresta


Veja mais em https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2017/05/30/a-incrivel-historia-do-brasileiro-chamado-de-louco-pelos-vizinhos-por-plantar-a-propria-floresta.htm?utm_campaign=sniply&utm_medium=sniply&utm_source=sniply&cmpid=copiaecola


Homem plantou sozinho uma floresta no meio da Serra da Mantiqueira

Seu Antônio cultivou mata com árvores nativas durante 43 anos. Com o tempo, nascentes d´água se transformaram em oito cachoeiras no local.


Uma pequena floresta com árvores nativas da Mantiqueira foi obra de um único homem: o comerciante Antônio Vicente. Foram 43 anos de dedicação. Antes era só pasto. E o resultado é impressionante.
E é no meio da mata que estão os maiores tesouros da vida dele: as nascentes d´água que se transformam em oito lindas cachoeiras, cada vez maiores e mais fortes espalhadas pelo terreno de 31 hectares.
Seu Antônio mostrou que era mesmo um visionário. Há cerca de 300 anos a Mantiqueira sofre com a ação do homem: a busca por ouro, produção de café, a pastagem para o gado e a exploração imobiliária.
A verdadeira riqueza da Mantiqueira sempre esteve ali. Mas durante muito tempo passou quase despercebida. Ela desce da montanha, limpa e transparente, em forma de riachos e córregos. É tanta água, mas tanta água, que a Mantiqueira pode ser chamada de berçário de nascentes. É ela que dá de beber às maiores cidades brasileiras.
Um dos rios é todo bebido pela população de São Paulo. O Jaguari é o principal rio do Sistema Cantareira. Por isso o sonho ali é grandioso: transformar pequenos produtores rurais em produtores de água.
Além do leite, a família da Maria Turela vive também de uma renda que recebe do município de Extrema só para proteger a água. Em troca, permite cercar e reflorestar as margens dos rios e nascentes de suas terras. A propriedade também recebeu instalação de esgoto. Pelas fotos dá para ver como a paisagem mudou desde que o projeto foi implantado, há 11 anos. Um milhão de árvores foram plantadas e 500 nascentes de água estão protegidas.
fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2016/06/homem-planta-sozinho-uma-floresta-no-meio-da-serra-da-mantiqueira.html

Publicado em 19 de jun de 2017
Há 44 anos, o aposentado Antônio Vicente começou a devolver vida a uma área completamente desmatada por pastos. Ele plantou mais de 50 mil árvores, fez um lago, que atualmente se transformou em um pequeno rio. Além disso, criou as trilhas da floresta. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário