segunda-feira, 10 de julho de 2017

Pancs: as plantas alimentícias não convencionais

Mato ou Alimento?

Nos canteiros, calçadas e terrenos baldios das cidades encontramos diversos alimentos totalmente desprezados. Vegetais com inúmeros nutrientes que podem enriquecer nossa dieta são diariamente pisoteados pelos incautos. Mas tudo aquilo poderia estar no cardápio do almoço, sem custo nenhum! Felizmente isso está mudando!

Para ter uma alimentação mais saudável, inclua as Pancs nas suas refeições diárias




As Pancs nada mais são do que plantas alimentícias não convencionais. A sigla é bem autoexplicativa... Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas "mato", "ervas daninhas" ou "invasoras" por crescerem espontaneamente junto com plantas que cultivamos. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.
Mas nem sempre as coisas foram assim, antigamente as Pancs eram consumidas, mas a falta de contato com a natureza que a vida na cidade proporcionou principalmente a partir do século XX, esses alimentos começaram a ser esquecidos. Estima-se que o número de plantas consumidas pelo homem caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. Só no Brasil há uma biodiversidade enorme a ser pesquisada que possui esse potencial - estima-se que o país tenha em torno de dez mil plantas com potencial uso alimentício.
Para se ter uma ideia, a rúcula que consumimos hoje era considerada erva daninha há pouco tempo. Também são consideradas Pancs as plantas que são subaproveitadas, como a bananeira - além dos frutos, os mangarás (corações ou umbigos) podem ser aproveitados mas acabam desperdiçados.
Comece a incluir as Pancs em sua alimentação. Essas plantas podem ser utilizadas em várias receitas. Não se esqueça depois de fazer a compostagem do resto de alimento que sobrar para contribuir com o meio ambiente.

Begônia



Suas flores podem ser consumidas cruas em saladas. Também caem bem com geleias e mousses.

Dente-de-leão



Os dentes-de-leão têm muitos fitonutrientes. Possuem vitaminas A e C, e as flores e folhas podem ser consumidas. As raízes torradas também podem compor uma bebida.

Vinagreira (Hibisco)



As folhas jovens e as pontas dos ramos são comestíveis, assim como a flor e as sementes. Pode ser consumida crua, refogada ou cozida.

Serralha



Foto por matosdecomer
A serralha é fonte de vitaminas A, D e E e pode ser utilizada em saladas - seu sabor é parecido com o do espinafre.
fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/5387-pancs-as-plantas-nao-convencionais-que-tambem-podem-ser-consumidas-na-alimentaasao.html


Inclua em sua biblioteca ( e em sua alimentação)














Baixe gratuitamente a cartilha em:

https://www.ufrgs.br/viveiroscomunitarios/wp-content/uploads/2015/11/Cartilha-15.11-online.pdf






Receitas com PANCs:

https://pt.scribd.com/document/242733942/LIVRO-RECEITA-PANCS-pdf




Manual

http://www.abcsem.com.br/docs/manual_hortalicas_web.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário