quinta-feira, 6 de julho de 2017

Cidades em Transição

Hoje recebi a visita de Isabela Menezes, da Oficina da Sustentabilidade, que chegou até aqui para saber mais sobre o mutirão que há pouco mais de um ano realizamos no Largo do bairro. Interessada em identificar lideranças e movimentos sociais na região, acabou me localizando para saber como foi feita essa ação, alinhada com o interesse de sua empresa e de algumas redes das quais ela faz parte. Foi um papo delicioso, daqueles em que a gente sente muita afinidade de propósitos e fica feliz em saber de mais e mais gente envolvida na transformação necessária pra esse nosso mundo tão sofrido. Com isso, tomei conhecimento de grupos e propostas incríveis, que compartilho com vocês!






Oficina da Sustentabilidade

A Oficina da Sustentabilidade, nasceu da necessidade das empresas e instituições de encontrar ações sociais que façam sentido para o seu negócio, buscando soluções inovadoras, baseadas no pensamento sistêmico e que promovam mudança social.

Inovação para Mudança, este é o serviço prestado pela Oficina da Sustentabilidade, baseado na experiência de mais de 15 anos de seus profissionais, na área de transformação social.

E quando se fala em inovação para mudança, pensa-se imediatamente na enorme importância de se compreender a realidade, da empresa e da comunidade com que ela se relaciona, e imaginar, planejar e executar ações, desenhadas conjuntamente com a comunidade a ser trabalhada, e que consistem em melhoria de qualidade de vida para este grupo de pessoas.

Como acontece:

Para realizar este trabalho existem diversas técnicas que sempre se iniciam no diagnóstico e conhecimento do habitat em que se vai atuar. Posteriormente podem ser usadas diversas tecnologias como incubação de projetos de geração de renda, estímulo para transição para sustentabilidade Cidades em Transição (Transition Towns), capacitação de lideranças locais, desenvolvimento local Integrado e Sustentável, entre outros.
O mais importante é que, tanto a empresa que se relaciona e opta por trabalhar em uma comunidade, quanto a própria comunidade vejam sentido naquela ação. Somente assim, compartilhando os desejos e as experiências, é possível desenvolver projetos com resultados reais e duradouros.

fonte: https://www.facebook.com/pg/oficinadasustentabilidade/about/?ref=page_internal

http://www.oficinadasustentabilidade.com.br/hotsite/?page_id=17






Transition Towns Brasil

O movimento das Cidades em Transição (Transition Towns) foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.
A Rede Transition Network foi fundada com uma missão simples - inspirar, encorajar, conectar, dar suporte e treinar comunidades adotando e adaptando o modelo de transição para reconstruir com urgência sua resiliência (capacidade de um sistema em resistir a choques externos) e reduzir drasticamente as emissões de CO2.
As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntas, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto, médio e longo prazo para enfrentar as Mudanças Climáticas e o Pico do Petróleo.
O movimento acredita que não existe um modelo único de transição, nem que todas as respostas para resolver o problema da escassez do petróleo e do aquecimento global já tenham sido encontradas. A ideia é que cada sociedade use a criatividade para fazer a mudança. Para as grandes cidades, uma alternativa é fazer a transição pelos bairros, reforçando o comércio regional. O Transição Brasil é uma rede de comunidades que estão re-imaginando e reconstruindo nosso futuro, afastando-se da dependência de combustíveis fósseis para a resiliência local. Nossa missão é catalisar e fortalecer uma rede nacional de grupos movidos pelos cidadãos que estão construindo a resiliência local através da ação comunitária.

http://www.transitionnetwork.org/


fonte: https://www.facebook.com/Transitionbrasil/




Cidades em Transição - Rio de Janeiro (Transition Towns)


O movimento das Cidades em Transição (Transition Towns) foi criado com uma missão simples - inspirar, encorajar, conectar, dar suporte e treinar comunidades adotando e adaptando o modelo de transição para reconstruir sua resiliência (capacidade de um sistema em resistir a choques externos) e reduzir as emissões de CO2.
As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntas, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto, médio e longo prazo para enfrentar as Mudanças Climáticas , a extrema dependência do Petróleo, a crise econômica e social em que vivemos.

fonte: https://www.facebook.com/groups/transicaorio/






Para conseguir uma mudança sistêmica na economia, onde se conheça e se valore as Empresas B, é necessário gerar conexões críticas entre os principais atores, para a construção de CdP, que serão o motor da mudança para novas economias.


Sistema B procura articular estas referências estratégicas como protagonistas das comunidades de prática: momentos de reflexão, diálogo, a apropriação de valores e construção agendas coletivas que vão além de agendas pessoais.

As Comunidades de Prática construirão uma visão conjunta da economia com finalidade social e ambiental que queremos compartilhar e os meios para alcançá-la.

As Comunidades de Prática são o veículo da nossa teoria da mudança.

Comunidades de Prática: grupos de pessoas com uma paixão comum, que interagem regularmente para melhorar suas práticas e articulam condições favoráveis ​​aos seus interesses. É um grupo com vida própria (organização, agenda e metas)


MISSÃO

Construir ecossistemas favoráveis para um mercado que resolva problemas sociais e ambientais fortalecendo as Empresas B

VISÃO

Uma economia na qual o sucesso seja medido pelo bem-estar das pessoas, da sociedade e da natureza

NOSSA CULTURA

v COM-PAIXÃO
Nos comove (co-move, nos movemos com) o sonho que compartilhamos

v CO-CONSTRUÇÃO

Acreditamos no potencial de fazer as coisas junto com outras pessoas e organizações. Nossa teoria de mudança se baseia nas Comunidades de Prática interconectadas, e em promover a liderança em rede de outras pessoas e organizações

v DIVERSIDADE
Somos guiados por uma visão global que reconhece e valoriza a singularidade das pessoas, grupos, povos, territórios e mercados ao mesmo tempo que celebra o valor conjunto de sua diversidade

v TRABALHO EM EQUIPE

Buscamos compartilhar o mérito grupal sem nos esquecer do individual (mais do que impressionar individualmente)

v GLOBAL

Ainda que sejamos latino-americanos, somos globais em nossa vocação, atitude e ação

v FLEXIBILIDADE E ADAPTAÇÃO

Somos una organização aberta e dinâmica que se adapta a mudança. Somos uma organização em processo de aprendizagem

v EXCELÊNCIA

Levamos o nosso trabalho muito a sério, mas não necessariamente levamos nos mesmos muito a sério

v CREDIBILIDADE
Somos confiáveis por nossas ações, e não só por nossas palavras

http://www.sistemab.org/

fonte: http://www.oficinadasustentabilidade.com.br/hotsite/?cat=53



DESIGN PARA SUSTENTABILIDADE – PROGRAMA ON-LINE



Nosso dinâmico programa de estudos online se baseia na experiência das mais bem sucedidas iniciativas internacionais de transição e projetos comunitários sustentáveis. Aprenda, através de aulas transformadoras e apoiado por nossos especialistas, a se tornar um designer de sustentabilidade, atuando ativamente no redesenho de sua realidade e levando uma vida mais alegre, significativa e saudável.

fonte: https://gaiaeducation.org/index.php/en/online/elearning-portugues




Nenhum comentário:

Postar um comentário