quarta-feira, 19 de julho de 2017

Sylvia Earle e sua Missão Azul


SEM AZUL NÃO HÁ VERDE

Sylvia Earle é uma mulher incrível. Mergulhou em todos os oceanos e testemunhou belezas nunca antes vistas no fundo do mar e também a destruição de áreas que anos antes a deslumbraram pela riqueza e diversidade de espécies. Tocada pela situação dramática dos oceanos, empenhou-se em uma missão, uma Missão Azul. Conheça um pouco dessa mulher e assista ao documentário, disponível no Netflix.



Missão Azul é uma iniciativa global de Sylvia Earle Alliance, uma organização que foi formada em resposta ao Prêmio TED 2009, onde Sylvia faz menção ao seu desejo solicitando às pessoas que usem todos os meios à sua disposição – filmes, expedições, a web, novos submarinos – a fim de criar uma campanha para inflamar o apoio público para uma rede global de áreas marinhas protegidas: “Espero spots grandes o suficiente para salvar e restaurar o coração azul do planeta“. Você pode assistir a palestra de Sylvia no TED, em inglês: http://www.ted.com/talks/sylvia_earle_s_ted_prize_wish_to_protect_our_oceans?language=en ou diretamente na NETFLIX.

FONTE: https://wohaliterapias.wordpress.com/2015/05/07/missao-azul-protegendo-e-preservando-nossos-oceanos/




O documentário “Mission Blue” (ou missão azul em português) está disponível no Netflix e retrata lindamente a missão que a oceanógrafa Sylvia Earle escolheu pra vida: preservar os oceanos. A obra que demorou 4 anos pra ficar pronta, mostra o porquê das escolhas de Sylvia e como ela corre o mundo inteiro para levar essa mensagem e conscientizar milhares de pessoas. As imagens são realmente surpreendentes e encantadoras, mais que isso, elas conseguem mostrar a transformação nas águas ao longo dos anos.


fonte: http://www.menos1lixo.com.br/cultura-documentario-mission-blue/


Atualmente, a comunidade Missão Azul inclui mais de 100 grupos respeitados e responsáveis pela conservação dos oceanos, assim como organizações afins formadas por grandes empresas multinacionais e equipes científicas individuais que fazem a parte mais importante da pesquisa.
Mission-Blue.org é uma rede social e comunidade oceanográfica que procura fazer valer o desejo de Sylvia por despertar a consciência pública sobre as questões oceânicas críticas, inspirando o apoio de organizações, projetos e expedições científicas que fazem uma diferença muito positiva para os oceanos. Décadas de sobrepesca, poluição,  alterações climáticas, acidificação e outras pressões humanas ameaçam a natureza fundamental do oceano – e, portanto, o futuro da humanidade.
O objetivo principal desse projeto é encorajar todos os cidadãos do mundo que se preocupam com os oceanos para chegar e apoiar a missão azul em qualquer maneira que puderem. Segundo dados constantes no documentário, cerca de 2% dos oceanos é totalmente protegido e apenas 5% estão fora das ameaças conhecidas. Com esforço concentrado e pessoas apaixonadas, podemos continuar esta tendência positiva e ajudar a criar uma rede global de “Locais de Esperança”, nome intitulado desta forma pela cientista aos locais onde a natureza se recupera e se reconstrói com a proteção humana. Esses sim, serão as sementes do oceano saudável de amanhã!
Mais informações sobre o projeto estão no site: http://mission-blue.org/about/
fonte: https://wohaliterapias.wordpress.com/2015/05/07/missao-azul-protegendo-e-preservando-nossos-oceanos/

Sylvia Earle diz em artigo que mulheres podem contribuir para acabar com o maior problema dos oceanos: a ignorância

Oceanos, maior problema é ignorância: o delicioso texto de Sylvia foi publicado em Maio, no prestigioso UN Foundation Blog, o blog da ONU, com o título: Women are needed to help solve the Ocean’s biggest problem: ignorance

Oceanos, maior problema é ignorância

Sylvia conta que, em 1964, ainda como estudante graduada da Duke University, recebeu um convite para um cruzeiro exploratório a bordo do navio de pesquisas Anton Bruun, um colosso à época. O convite era para um cruzeiro de seis semanas, explorando o oceano Índico. Ganhamos todos. A cientista se apaixonou. De acordo com ela, “desde então minha vida mudou pra sempre”; e nós ganhamos uma cientista dedicada à explicar para governos, agências, escolas, universidades, todos enfim, a importância, e o estado crítico de saúde, do maior ecossistema do planeta: os oceanos.

A expedição foi uma “jóia”

No artigo Sylvia Earle cita os problemas iniciais, quando os cientistas tinham que explorar as profundezas como uma simples linha com anzol. Posteriormente, tiveram acesso à equipamentos de mergulho…
Tivemos equipamento de mergulho que tornou possível mergulhar e documentar a vida marinha que ninguém nunca tinha visto antes em ambientes não perturbados.

Navegando pelo mundo à procura de conhecimento

Sylvia passou um bocado de tempo embarcada, única maneira de conhecer os problemas do mar. Felizmente, nossa cientista é a antítese do cadavérico Ibama, autarquia que tem o desplante de cuidar de nossa biodiversidade marinha e terrestre, com apenas três barcos para fiscalizar toda a costa brasileira.
A autora, que em breve poderá vir ao Brasil, afirma
Entre 1964 e 1966 eu passei muito tempo no mar. Eu fui em expedições para as Ilhas Galápagos, a San Felix, ao Juan Fernández Islands, Panamá e do Golfo do México (só para citar alguns). Comecei a desenvolver uma rede de colegas e amigos, e meu nome ganhou aceitação profissional tal, que foi muito além de qualquer coisa que eu já tinha experimentado antes.

O início da exploração submarina e o conhecimento atual: ‘oceano, pedra angular da vida’

Sylvia conta:
Quando eu comecei a explorar o oceano, pensava-se que o oceano era demasiado grande para falhar, não importa o que a gente jogou nele ou o que nós extraímos. Agora sabemos. O oceano é a pedra angular da vida, moldando do clima, e da química planetária; governando o sistema de suporte de vida da Terra – e ele está  em apuros. Os recifes de coral, prados da grama do mar, florestas de kelp, vários tipos de peixes e outras espécies marinhas, mesmo fitoplâncton que gera a maior parte do oxigênio na atmosfera, estão em declínio acentuado.

Atenção mulheres: o momento é este

Para Sylvia Earle,
Nunca antes houve um momento de maior oportunidade ou necessidade, para as mulheres na ciência, negócios, governo, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Mulheres são necessários para ajudar a resolver o maior problema de todos para o oceano e para o mundo: a ignorância.

A conclusão do artigo de Sylvia Earle

Cinquenta anos no futuro, será tarde demais para fazer o que é possível no momento. Temos de trabalhar todos juntos – mulheres e homens – para explorar e cuidar dos  oceanos como se nossas vidas dependessem dele. Porque é exatamente o que  eles fazem: permitir a vida!  Independentemente do sexo, se você precisa respirar para viver, então preste atenção ao artigo.

fonte: https://marsemfim.com.br/oceanos-maior-problema-e-ignorancia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário