segunda-feira, 12 de junho de 2017

Efigênia Ramos Rolim - A Rainha do Papel de Bala


Essa é a Efigênia, conhecida como a Rainha do Papel de Bala.
Vive em Curitiba, onde tem aprontado muito, performando nas ruas e praças, encantando a todos com sua genialidade (afinal, ela é Efi GENIA!) e sua arte.


Em 2012 foi lançado um livro - lindo - que conta toda sua trajetória.
Meu exemplar, ganhei do querido amigo, multi artista e parceiro de Efigênia, o querido Hélio Leites













Sequência de fotos de Lauro Borges





 "É muito papel de bala envolvido ! Efigenia não segue nenhuma escola estética. Ela é a Escola. Estou matriculado nessa escola desde 1990. Viva nossa professorinha" 
Hélio Leites



Efigênia confecciona suas vestes com papéis de bala e outros elementos que encontra pelas ruas




Alguns de seus brinquedos e objetos








Efigênia trabalhando em uma de suas criações



 







Todas as fotos foram capturadas em seu facebook: https://www.facebook.com/efigenia.ramosrolim

Recentemente foi criada uma rede de solidariedade para ajudar Efigênia lá em Curitiba, onde ela vive
Esse é o texto do evento:

Efigênia Rolim dispensaria apresentações, mas para quem ainda não conhece lá vai:
Artista,mulher, brasileira, sem estudo adequado, mãe,esposa,cuidadora,religiosa,inquieta e sonhadora com seus 86 anos já encarou muitas lutas na vida, nossa amiga é boa no combate, mas ainda assim, está passando por mais um momento difícil. Ela está com os pulmões comprometidos e proibida pelos médicos de trabalhar com lixo reciclável, consequentemente sua situação financeira está abalada, tambem cuida de um filho que depende de cuidados especiais e está muito debilitado. Conhecida Rainha do Papel de Bala consagrada por ter seus trabalhos expostos em vários lugares do mundo se prepara para mais um marco na sua carreira: 08/06 Exposição no MON abertura do 66º Salão Paranaense. Essa jovem artista tardia alcança vôos cada vez maiores apesar de todas as dificuldades.
O objetivo desse evento é reunir o maior número de pessoas pra comprar os trabalhos de Efigenia, criar uma rede de Solidariedade com o propósito de valorizar o artista vivo, uma das melhores formas de fazer isso é comprando seus trabalhos.
Os trabalhos estarão expostos a partir do dia 10/06 na loja Camargo Arte , são gravuras, desenhos, objetos de arte, mobiles, livro, camiseta, etc... os valores são a partir de R$ 50,00 . Será aceito como pagamento apenas dinheiro ou cheque, pois os valores serão repassados integralmente para a artista.
Vamos nos solidarizar? afinal como diz Hélio Leites amigo e parceiro artístico de Efigênia: Solidariedade não dói!!
Quem não puder colaborar com dinheiro comprando os trabalhos ajude na divulgação, qualquer tipo de ajuda faz bem ao coração!😍😍
Gratidão.




Camargo Arte
Rua Itupava, 644 - Alto Da XV, 80040-000 Curitiba

(41) 3362-5428




Assista aos vídeos com Efigênia e apaixone-se por esta mulher doce, esta artista especial!


Conheça Efigenia, a Rainha do Papel


Enviado em 26 de mar de 2010
Efigênia Ramos Rolim, brasileira, 75 anos, vive nas ruas de Curitiba, Paraná. Artista defensora do meio ambiente, ela canta, dança, escreve poesias, conclama quem a ouve a mudar a forma de olhar o mundo.

Toda sua arte gira em torno dos vestuários feitos de papéis - especialmente invólucros - que recolhe do lixo. Conhecida como a Rainha do Papel, Efigênia tem um objetivo na vida: transformar sujeira de rua em arte.

Sobre ela existem alguns vídeos, incluindo esta reportagem feita pela TV Lumen, do Paraná, exibida pelo Canal Futura (no Jornal Futura) e um longa metragem - Rainha do Papel - do argentino Sergio Mercurio.

Na reportagem, Efigênia mostra como funciona uma oficina de reciclagem de papel, atividade que ela desenvolve com grupos de crianças. Brincando com invólucros encontrados pelas ruas, ela incentiva os pequenos na criação de objetos ornamentais.





A Viagem de Efigênia nas Asas do Peixe Voador

Nenhum comentário:

Postar um comentário