Abrindo a semana do meio ambiente, foi realizada na praia do Peró, em Cabo Frio, um evento de conscientização sobre o micro lixo nas areias das praias. São tampinhas, canudos, guimbas de cigarro, colherinhas, fios e pedaços diversos de plástico de todos os tipos. Esse material acaba no mar, ou chega á praia trazido pelas marés e polui o ambiente de forma preocupante: muitos animais ingerem esses resíduos e acabam morrendo, com seus estômagos repletos de lixo. Uma tragédia que esperamos que acabe o mais breve possível. Os oceanos e praias de todo o planeta, assim como rios e lagoas estão cheios de resíduos plásticos. Verdadeiras ilhas de lixo já podem ser vistas em imagens de satélites, sinal de que nós, habitantes do planeta Terra, não estamos cuidando de nossa morada.
Eventos como esse, capitaneados pelo ambientalista Paulo Bayer, são fundamentais para que a população se conscientize e passe a fazer sua parte: deixar de jogar lixo displicentemente no ambiente e cobrar que comerciantes, indústrias e governos também façam sua parte. Logística reversa e multas, devem ser implementados o mais brevemente possível.
A natureza pede socorro e nossa vida corre perigo!
As escolas do bairro Peró apoiaram e participaram do evento, uma demonstração de apoio à candidatura da Praia do Peró à certificação internacional Bandeira Azul, que estimula ações pela mudança de comportamento nas praias.
Parabéns a todos, em especial às escolas E. M. Ione Nogueira, E.M. Etelvina S. da Fonseca e E.M. Evaldo Sales com toda suas equipes e à grande parceira que cuidou da logística no Local, Adriana Bondim da Raquel Bikes. Outros apoiadores e parceiros também estão de parabéns, como o Projeto Eco Lógico, o Hostel Container Cabo Frio, a Casa Di Gaia Guesthouse, a Universidade Veiga de Almeida, a Guarda Marítima e a Prefeitura de Cabo Frio.
Ambiente preparado à espera dos voluntários
Os pequeninos da creche Ione Nogueira com a diretora Veronica e as famílias. O envolvimento da comunidade é fundamental.
Parceria entre empresária local (Raquel Bikes) e poder público - Cogema
(Coordenadoria Geral do Meio Ambiente)
Que gostoso pezinhos e mãozinhas na areia! Por isso tem que ser limpa!!!
Paulo Bayer orienta os voluntários
A Guarda Marítima Ambiental apoiou o evento
Retirando micro lixo da praia! É de pequenininho que a gente aprende a cuidar do ambiente!
Mães, pais e filhos juntos cuidando de sua praia
Estudantes das escolas do bairro orientados por seus professores participam da ação
E olha quanto lixo estava na areia...
Ao longo da manhã de sábado, a montanha de lixo foi crescendo!
Momento foto!!
Adriana Bondim da Raquel Bikes, uma parceirona! Cuidou dessa logística, oferecendo sadubas, sucos, sombra e água fresca aos participantes!!
No formulário o estudante vai anotando as quantidades do que o grupo encontra
Os resíduos vão sendo separados e contados
Paulo Bayer, as moças da Guarda Marítima e Ambiental, as meninas que participaram do curso de condutores mirins na E.M. Evaldo Sales e o parceiro Tatu
Caco de vidro, escova de dentes(!), embalagens de remédio e outros itens inusitados foram encontrados
Canudo: o grande campeão do dia!
Praia é lugar de lixo??
Equipe animada!! Parabéns E.M. Evaldo Sales!!
Todos precisam ser responsabilizados: as indústrias, os comerciantes, os consumidores e
o poder público.
Imagine isso dentro d´água e quantos animais morrem engasgados ou enforcados por restos de redes, cordas e fios?
è mais do que tempo de mudarmos comportamentos e práticas irresponsáveis!
Quem ama, cuida!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário