Cuidando do Ambiente

Bandeira Azul para o Peró

Fotos: Marcinha Ribeiro e Christianne Rothier


http://www.cabofrio.rj.gov.br/noticia/primeira-caminhada-ecologica-pero-mais-vencendo-etapas-da-bandeira-azul

Primeira “Caminhada Ecológica Peró Mais” cumpre etapas do Projeto Bandeira Azul
Por Rosália Moreira em 09/08/2016
     Aconteceu a primeira Caminhada Ecológica Peró Mais, que foi organizada pela Associação Amigos do Peró e apoiada pela Prefeitura de Cabo Frio.


     A caminhada teve início às 9h no Espaço Âncora na Orla da Praia do Peró , com  percurso de 4km, passando pela Praia das Conchas, Ilha do Vigia e retornando à Praia do Peró. Vários grupos foram montados pelos organizadores e acompanhados por condutores mirins da Escola Municipal Evaldo Sales, situada no mesmo bairro.


     Segundo o organizador do evento,  Paulo Bayer, o objetivo da caminhada é lançar o circuito como um produto de Ecoturismo e envolver a comunidade na fase piloto do Projeto Bandeira Azul.

“Estamos criando ações e atividades em apoio ao Projeto Bandeira Azul. O Poder Público administra e a comunidade faz a sua parte. Estamos começando pela Escola local, que sabemos ser uma base, são crianças e jovens que já estão engajados no Projeto Condutores Mirins, vão receber aulas de campo e de línguas para recepcionarem turistas do Brasil e exterior”, disse Paulo.


      O envolvimento da comunidade local é um dos 34 critérios para a certificação da Bandeira Azul.

      A caminhada passou pela trilha das pitangueiras, enseada da Damiana, Morro do Mirante, Praia das Conchas, Ilha do Vigia e Praia do Peró.


     Durante o circuito, os Guias Oficiais e os Condutores Mirins ressaltavam a existência de plantas nativas e algumas endêmicas.


http://www.cabofrio.rj.gov.br/noticia/primeira-caminhada-ecologica-pero-mais-vencendo-etapas-da-bandeira-azul



**********


No dia 07 de Agosto aconteceu a Caminhada Ecológica Circuito Peró Mais, idealizada por Paulo Bayer e Amigos do Peró. Este circuito pretende mostrar aos visitantes que há muito mais do que as magníficas praias do Peró e Conchas na nossa região! 

"Caminhada ecológica CIRCUITO PERÓ MAIS foi um sucesso pela participação de todos, dos Caminhantes, dos apoiadores, de toda a equipe que juntos atuaram numa perfeita sincronia. Nosso evento é uma ação promovida pela sociedade civil, em apoio ao PROJETO de CERTIFICAÇÃO BANDEIRA AZUL para a praia do Peró, selo internacional de qualidade no turismo e na sustentabilidade. A caminhada também faz parte do apoio ao projeto do Ministério do turismo "Press Trip" que irá divulgar Cabo Frio como destino turístico e o Peró como foco no ECOTOUR".
"Nós apoiamos a CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL BANDEIRA AZUL para a praia do Peró, o PERÓiso merece este selo" - Paulo Bayer

Fabíola Faggion, Christianne Rothier, Priscila Lilla, Paloma Arias

Grupo de caminhantes  Anda Rio das Ostras

Rogéria Castro, Paulo Bayer, Fabíola Faggion, Graça Pinto Lima, Christianne Rothier, Priscila Lilla, Paloma Arias

Priscila Lilla, ? , Paulo Bayer, Christianne Rothier, Marcy Barbosa






Fotos de Graça Pinto Lima






Caminhantes do grupo Anda Rio das Ostras fazem pose ao lado das placas de sinalização!


"Caminhada ecológica CIRCUITO PERÓ MAIS é um evento de lançamento oficial do produto /atrativo ECOTOUR na região do Peró, promover a prática de atividades físicas ao ar livre, incentivar a valorização dos recursos naturais e multiplicar a consciência ecológica. 
A caminhada segue as normas vigentes para a prática de atividades nos limites do Parque Estadual da Costa do Sol - PECS, utilizando os recursos naturais de maneira sustentável e ordenado. 
Os caminhantes irão percorrer cerca de 4 km passando por 3 trechos diferentes abrangendo a praia das Conchas, ilha do Vigia, praia do Peró e trilha das pitangueiras. Haverão 4 pontos de parada para fotos e contemplação das belas paisagens da região costeira do Peró". 

Os jovens do Projeto Condutores Mirins atuaram brilhantemente, ajudando a conduzir os grupos de caminhantes. 







"CAMINHADA CIRCUITO PERÓ MAIS
E o dia hoje começou....começou....Bem, na verdade esse dia de hoje, 08 de agosto de 2016, começou à algum tempo atrás quando ouvimos falar da Certificação Bandeira Azul...O que poderíamos fazer pelo Peró, para ela chegar até nós? Como fazer para a praia do Peró tornar-se candidata a essa certificação Internacional? Nós, os Amigos do Peró, junto com o Poder Público conseguimos implantar o Projeto Piloto. Sabemos nós e confiamos que essa união é fundamental. Envolver a comunidade local neste contexto: um dos requisitos fundamentais, através da educação ambiental. E lá fomos nós, procurar a direção da Escola Evaldo Salles para conversar sobre outro projeto também muito interessante que se chama "Condutores Mirins", que visa orientar os alunos, moradores do local, da região, portanto multiplicadores da ideia, a conhecer melhor o lugar que vivem, suas histórias e passa-las para os futuros visitantes do local, quando os conduzirem pelas trilhas. Pois bem, depois da colocação da placa do Projeto Piloto, esta caminhada chamada Circuito Peró Mais, foi mais um passo para uma conquista que será de todos, para todos. Buscamos um Turismo de qualidade, que significa uma mudança de comportamento dos moradores locais e também das pessoas que aqui chegam, uma visão diferente, um olhar e cuidado mais primoroso com esta exuberante natureza que nos cerca. Cuidemos, para que no futuro, nossos descendentes possam desfrutar de dias como esse.
Agradecemos primeiramente a Deus pelo dia maravilhoso e por nos dar forças e fé para não desistir.
Agradecemos a todos que compareceram e festejaram conosco, a exuberância de belas trilhas.
Ao Poder Público deixamos nossos respeitos e também agradecimentos, fortalecendo este laço de união junto a comunidade.
Nossos agradecimentos a toda comunidade escolar que foi muito bem representada pela Priscilla Ramalho. Eliana, diretora da Escola e dirigente Jeferson ,obrigada pela parceria
Aos alunos nosso carinho e aguardando um novo momento para retornamos ade atividades.
Ao Paulo Bayer, idealizador desta CAMINHADA, meus parabéns pelo brilhante desempenho. À Marta Rocha e Sr. Machado Silva, nosso carinho eterno e obrigado pelo empenho e destreza nos momentos adequados.
A Christianne Rothier Duarte, pelo empenho e presença constante junto aos alunos, orientando, de forma sempre carinhosa, junto com a sua amiga Fabíola Faggion.
Aos nossos apoiadores, nosso MUITO obrigado. Sem a ajuda de vocês seria tudo mais difícil. Continuem nos dando essa força, ok?
A CERTIFICAÇÃO BANDEIRA AZUL é para todos. Para quem vive aqui e para quem vem à passeio.
BOA TARDE A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA!
Aos nossos apoiadores, nosso MUITO obrigado. Sem a ajuda de vocês seria tudo mais difícil. Continuem nos dando essa força, ok?
A CERTIFICAÇÃO BANDEIRA AZUL é para todos. Para quem vive aqui e para quem vem à passeio.
BOA TARDE A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA!" - Marcinha Ribeiro



Semanas antes, participaram de oficinas, conhecendo regras de conduta, mapeando as trilhas e confeccionando placas de sinalização com materiais reciclados.







Alunos, professores e gestores da Escola Evaldo Salles na Praça do Moinho, no Peró, em preparativos para a caminhada do Circuito Peró Mais - Projeto Condutores Mirins.










Paulo Bayer, idealizador do Projeto, Marcinha Ribeiro, Assessora de Imprensa, Priscilla Rapalho, responsável pelo Projeto na Escola, Fabíola Faggion e Christianne Rothier, colaboradoras do projeto, na Oficina de Confecção das Placas sinalizadoras do percurso.


Christianne Rothier conversando com estudantes da EM Evaldo Salles sobre o 
Projeto Condutores Mirins




*******

No dia 04 de agosto, Amigos do Peró, moradores, comerciantes do bairro e colaboradores, como eu, foram entrevistados pela Inter TV opinando sobre a certificação Bandeira Azul. Infelizmente a edição omitiu a participação da Prefeitura no processo. Lamentamos quando a imprensa deixa de cumprir seu papel de informar a população para tomar partido em disputas políticas.

 Moradores e comerciantes do bairro opinam sobre a certificação



Falando sobre a importância da educação ambiental e do envolvimento da comunidade para a aquisição da certificação internacional Bandeira Azul! No momento da entrevista, Paulo Bayer, Marcinha Ribeiro, Priscilla Ramalho estavam na Praça Porto Rocha com alunos da Escola Evaldo Salles desenvolvendo uma ação, esclarecendo a população sobre o assunto. Matéria foi ao ar dia 04/08 na Inter TV às 19:10. Foto: Amigos do Peró



*******




No dia 01 de Agosto, foi oficialmente inaugurada a placa que celebra o ingresso do município na Fase Piloto de certificação. Na ocasião, representantes do poder público - Meio Ambiente e Turismo, empresários locais, ONGs envolvidas, como o grupo Amigos do Peró, moradores, colaboradores e os jovens alunos da Escola Municipal Evaldo Salles - participantes do Projeto Condutores Mirins, estiveram no Hotel Âncora comemorando este momento importante.



A Superintendente de Turismo Luane Ferreira, David Steiwender, Gestor Ambiental, Jailton Dias Nogueira Junior, Secretário do Meio Ambiente, André Luis, Gestor Ambiental e o empresário Roberto Antunes Saci, instantes antes da abertura oficial da Fase Piloto do Programa.




Presentes também jornalistas que estiveram na cidade acompanhando a passagem da Tocha Olímpica e que, sob auspícios do Ministério do Turismo vieram conhecer os atrativos que o município tem a oferecer para turistas nacionais e internacionais. Na foto, também Marcelo, do Ondas do Peró.







Jovens participantes do Projeto Condutores Mirins, Priscilla Ramalho, representante da Escola Evaldo Salles, Paulo Bayer, idealizador do Projeto, Marcinha Ribeiro, Assessora de Imprensa e o empresário Roberto Antunes. Todos apoiam esta causa!


"Caso o candidato conclua as adequações em um prazo menor, este pode receber a certificação em menos de dois anos." 
http://www.ricosurf.com.br/noticias/meio-ambiente/praia-do-pero-na-fase-piloto-da-bandeira-azul/

"Com sete quilômetros de extensão e com um dos mais ricos ecossistemas do litoral fluminense, a Praia do Peró, em Cabo Frio, poderá hastear a Bandeira Azul daqui a dois anos. Após criteriosa análise técnica, foi instalada nesta segunda-feira a placa que marca o início da fase piloto do programa Bandeira Azul no trecho urbano de um quilômetro da praia, entre o Parque Estadual da Costa do Sol e as dunas da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil.Uma iniciativa da Fundação para Educação Ambiental, o programa Bandeira Azul começou em 1987 na Europa e chegou ao Brasil em 2004. O objetivo é proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar ações que conduzam à resolução dos eventuais conflitos existentes. No Brasil, o Bandeira Azul é operado pelo Instituto Ambiente em Rede, com sede em Florianópolis.A placa da Praia do Peró foi instalada no final da Avenida dos Pescadores, em frente ao Hotel Âncora. O programa chegou ao balneário depois de um encontro de representantes do Movimento Amigos do Peró com a coordenadora do Bandeira Azjul, Leana Bernardi. Logo a seguir, a reivindicação foi levada ao secretário municipal do Meio Ambiente, Jailton Nogueira Júnior, que encaminhou o pedido da candidatura. A instalação da placa foi acompanhada por vários jornalistas brasileiros e um americano, convidados pelo Ministério dó Turismo.“Teremos em Cabo Frio uma praia sustentável graças à união da sociedade e empresários com o poder público. O Peró atende aos pré-requisitos do programa Bandeira Azul porque é uma praia ao mesmo tempo urbana e selvagem”, disse o secretário do Meio Ambiente.O programa exige a participação dos municípios de envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores e grupos atuantes na praia beneficiada). Todos podem efetivamente colaborar na efetivação do programa.“Obter a Bandeira Azul é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável: hastear a bandeira é apenas o início desde processo de mudança”, explicou Leana Bernardi. A superintendente de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira, destacou a importância da Bandeira Azul para o município, lembrando que a experiência poderá levar a cidade a certificar outras praias no futuro:“A certificação abre as portas do turismo internacional para o Peró. O turista de qualidade vem em busca de praias com Bandeira Azul porque sabe que ali vai encontrar qualidade. Para isso é preciso esforço e mudança de comportamento, que já está acontecendo no Peró”, disse a superintendente."
http://www.ricosurf.com.br/noticias/meio-ambiente/praia-do-pero-na-fase-piloto-da-bandeira-azul/

********

No dia 26 de agosto, aconteceu na cidade o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, reunindo autoridades estaduais e municipais, representantes dos setores turístico e hoteleiro, empresários e demais interessados na questão de um turismo de qualidade para Cabo Frio.
Na ocasião, ficamos a par das propostas para o setor que espera um forte incremento a partir das Olimpíadas de 2016 da cidade do Rio de Janeiro, quando estima-se que cerca de 5 bilhões de pessoas voltem seus olhos para o nosso país.









*********


Os Amigos do Peró e a Prefeitura estão empenhados em conseguir hastear a Bandeira Azul na Praia do Peró. Isso irá significar um passo importantíssimo para trazer para Cabo Frio um turismo de qualidade.
No dia 12 de julho de 2016 aconteceu uma reunião com a representante da Fundação Bandeira Azul, Sra. Paloma Arias, que explicou para moradores e empresários do bairro o que é e representa esta certificação para a cidade. Sempre podemos aprender e avançar!











********

Apoiar causas em favor do ambiente é fundamental! 

Esta foi uma ação de Limpeza da Ilha do Japonês

O Inteiro Ambiente estava lá!












LIMPEZA NA ILHA DO JAPONÊS! 

Domingo, 28 de fevereiro de 2016 - das 8:00 às 13:00h

Organizado por Patrick Figueiredo e Makai Ola 


Tragam sua embarcação (caiaque/canoa/SUP/surfski), venha ajudar nesse projeto em respeito a natureza! 


Nos vemos lá! 



Após a limpeza um café da manhã irado com confraternização!





ATENÇÃO!!



LEVE SUA SACOLA PLÁSTICA DE CASA! 

Vamos reaproveitar também um material que temos em casa!

Transferido para dia 06/03/16!!!
__________________________












__________________________________________





O Movimento Lagoa Limpa organiza caminhadas, promovendo o encontro de pessoas interessadas na preservação do ambiente.
Em 2015 participei do evento que levou cerca de 300 pessoas a conhecer as trilhas da Ilha do Japonês e Praia das Conchas.
Parabéns ao grupo!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário