Fui convidada para participar deste evento, onde empresários, representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram com o objetivo de buscar soluções práticas e objetivas para os problemas que o turismo predatório vem trazendo para a cidade.
Os participantes defenderam a ideia de que um turismo sustentável, sendo uma atividade econômica de grande inclusão social, deve ser fomentado.
Para tanto, é fundamental avaliar a recente temporada, buscando estratégias para se obter resultados diferentes, acima de qualquer partido ou gestão.
Os principais problemas apontados foram a falta de regulamentação do funcionamento das casas de aluguel de temporada e dos ônibus de turismo; o trânsito caótico, estacionamentos irregulares causando engarrafamentos em diferentes pontos da cidade; excesso de ambulantes sem registro; falta de segurança; falta de lixeiras e excesso de lixo nas ruas e praias; som alto nos bares e residências; ocupação das ruas e calçadas com mesas, cadeiras e gazebos, turistas que chegam trazendo fogão, botijão de gás e sua própria comida nos bagageiros dos ônibus, deixando de consumir na cidade, prejudicando o comércio local; transporte marítimo irregular, jetskys em áreas de lazer da população, entre outros.
Falou-se da necessidade da retomada do Plano Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo; da importância de elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana e da discussão ampla do Plano Diretor. Que cidade queremos, afinal?
Foi bonito de ver!
Na ocasião, tive a oportunidade de lembrar que um Turismo de qualidade requer investimentos nas áreas de Cultura e Educação. Cabo Frio tem História e Memória riquíssimas, que não podem ser desprezadas. Nosso patrimônio natural e histórico precisa ser valorizado!
Foram formadas comissões para discussão e encaminhamento das diversas questões que demandam soluções inovadoras para que a cidade desenvolva um outro tipo de turismo, atraindo um turista diferenciado
Parabéns aos organizadores e aos participantes!
#MovimentoEmpresarialDeCaboFrio
Nenhum comentário:
Postar um comentário