sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Tudo Azul na Praia do Peró!

Jornal Folha Fluminense adicionou 2 novas fotos.
TUDO AZUL NA PRAIA DO PERÓ
Com sete quilômetros de extensão, a Praia do Peró, em Cabo Frio, poderá hastear em breve a Bandeia Azul, certificado internacional de qualidade de praias. O prefeito da cidade, Alair Corrêa, assinou nesta sexta-feira o pedido de candidatura, que será encaminhada à coordenação nacional do projeto.
Para conseguir a Bandeira Azul, no entanto, a praia terá que passar por vistorias feitas por técnicos do programa e depois por dois júris: um nacional e outro internacional. O certificado é um sonho antigo de ambientalistas que defendem a preservação da praia, incluída nos limites do Parque Estadual da Costa do Sol e da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil:
-- O turismo de Cabo Frio da um passo gigantesco ao aderir à Bandeira Azul gabaritando a nossa principal vocação e internacionalizando um dos mais importantes paraíso s naturais, que são as Praias das Conchas e do Peró – disse o prefeito Alair Corrêa.
BANDEIRA AZUL

O programa Bandeira Azul teve início em 1987 na Europa e chegou ao Brasil em 2004. É necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da sociedade civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, ONGs e associações).
O programa se baseia em princípios de sistema de gestão ambiental e um dos principais requisitos é a qualidade da água, que precisa ser livre de qualquer tipo de poluentes. O documento que formaliza a candidatura do Peró foi levado ao prefeito pelo secretário do Meio Ambiente, Jailton Dias Nogueira, que mais cedo se reuniu com sua equipe técnica para discutir ações voltadas para intensificar a preservação do meio ambiente no Peró.
-- A bandeira garante uma situação de excelência da praia. Os europeus e americanos procuram praias com a Bandeira Azul em suas visitas a países estrangeiros porque conhecem os critérios do programa – explicou Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa, que em novembro passado se reuniu no Rio com representantes do movimento Amigos do Peró.
A orla do Peró vai da Praia das Conchas ao Pontal do Peró. A região conta com áreas de dunas, restinga e florestas com vegetação e fauna endêmicas (que só ocorrem ali). As águas são consideradas as mais limpas da costa fluminense porque a praia não recebe nenhuma contribuição de canais, nem mesmo de águas pluviais.
Além da Bandeira Azul, a praia vai ganhar em breve um luxuoso hotel, da bandeira Paradise, e um Destacamento de Policiamento Ostensivo na Praça do Moinho. Na mesma região, a Ilha do Japonês, a Praia das Conchas e o Pontal do Peró foram beneficiados com controle de carga para evitar estacionamentos irregulares na restinga.
FOTOS: Leana Bernardi com fotos aereas do Peró e o prefeito Alair Corrêa assinando o pedido de candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário