segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Resultados da Coleta de Micro Lixo da 1ª Ação Ambiental Verão 2016

Vejam só a quantidade de micro lixo coletada:


Mais de 16 mil resíduos diferentes foram recolhidos nas praias de Cabo Frio durante as quatro etapas da Ação Ambiental Verão 2016, que terminou neste sábado (13/02/16) na Praia das Conchas. As bitucas de cigarro lideraram o ranking de micro lixo recolhido na Praia do Peró, das Conchas ao Pontal. A maior quantidade de resíduos estava na área central da praia, onde ficam os quiosques: em duas etapas, foram recolhidos ali 9.189 unidades.

No total, foram coletados 16.309 itens de micro lixo: 9.189 no Peró (em duas etapas), 3.342 no Pontal do Peró e 3.378 na Praia das Conchas, que está dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Os voluntários que participaram da ação separaram o micro lixo: 3.754 bitucas de cigarro; 1.494 canudos; 1.392 copos plásticos; 1.202 tampinhas de garrafa; 1.108 sacos plásticos; 908 pedaços de plástico rígido; e, 903 embalagens diversas, principalmente de garrafas pet.




Com a palavra, Paulo Bayer, um dos idealizadores e realizadores da campanha:

"CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, UMA QUESTÃO SOCIAL E CULTURAL, DE SOBREVIVÊNCIA HUMANA
O ritmo em que a população vive nos dias de hoje demostra a seriedade da questão ambiental, um resultado da falta de compromisso da sociedade com o convívio homem x natureza e os recursos naturais. A necessidade de mudanças de comportamento e a valorização da vida em nosso planeta é posto em xeque com a descontrolada maneira de se viver utilizando os recursos naturais do planeta Terra. Somente com a consciência individual e coletiva é que iremos juntos buscar meios de isufruir de maneira correta e construir um novo ponto de vista no uso destes recursos. A educação ambiental vem como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento de maneira sustentável e harmoniosa com o meio , é despertar a necessidade da participação e a interação entre os governantes, sociedade civil organizada e privada, unir forças, é multiplicar a participação de todos em busca de novos caminhos para o desenvolvimento social e cultural, é despertar o papel de cada membro da sociedade. O planeta Terra e seus recursos precisam ser levados a sério e com isso poder conter o ritmo desenfreada de degradação que, em pouco tempo estará totalmente degradado e sem mais solução, aumentando os conflitos e escassez de água, alimentos submetendo a todos a degradante situação de vulnerabilidade social e econômica mundial. Por isso cada vez cresce a importância que fazermos a nossa parte de promover a participação de todos neste processo de multiplicação dos valores e modo de vida em sociedade. A cada passo dado neste processo nos enche de alegria e nos motiva a seguir em frente com a nossa luta contra a vida em nosso planeta, acreditamos cada vez mais que estamos fazendo a nossa parte em busca de soluções para estes graves problemas. Urge a imensa responsabilidade do homem para a sua própria sobrevivência aqui na terra.
fotos do trabalho realizado na região das praias do Pontal do Peró, Peró e Conchas tendo como foco o despertar da consciência ambiental, a promoção do voluntariado em MUTIRÃO DE coleta de micro-lixo e a preservação dos bens naturais da região, em suas 4 edições o resultado foi considerado positivo e milhares de resíduos sólidos que poluiam as praias foram retirados e encaminhados para o local adequado ao descarte."
Paulo Bayer - Ambientalista e defensor da sustentabilidade e o crescimento social e cultural da nossa região


Paulo Bayer de olho na contabilidade do lixo com sua equipe





Alguns dos participantes da ação: Minnie, Monitora Ambiental do Projeto e engenheira florestal ;  Natascha, estudante do IFF DE CF,  Cleiton e Ailton


Parabéns à essa turma jovem!



Rogéria Castro da Trilha Viva, uma das apoiadoras da ação e eu, que adorei participar !

 Marcia Ribeiro, eu  e o casal de apoiadores da Green Wash

Paulo Bayer e os Guardas-Parque do Parque Estadual da Costa do Sol



Manhã de sábado produtiva, recolhendo micro lixo na Praia das Conchas


 Graça Pinto e eu, com o saco cheio (de lixo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário