quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cultura!!


A mobilização é necessária! A área cultural em termos de gastos não representa quase nada nos orçamentos federal, estadual ou municipal. Não podemos ficar sem um órgão gestor exclusivo que, de forma democrática participativa com seus conselhos emite transparência com o minimo dos gastos públicos. VAMOS TODOS DIA 5, EM TODAS AS CIDADES DO RIO DE JANEIRO, MOSTRAR A NOSSA ARTE NO DIA DA CULTURA J. Facury Heluy


O Inteiro Ambiente e o Espaço Aroeira estarão lá na Praça Porto Rocha neste dia!

E quando a gente menos espera...


Infelizmente a falta de consciência e de senso de coletividade são imensos!
Tanto trabalho para retirar lixo, entulho, pra plantar e cuidar... 

Mas a pessoa sem noção ( e sem respeito ) é assim. Usa o caminho mais fácil e descarta o que não  serve, não na sua porta, pois não quer ser incomodada com o que é feio e não serve mais, mas na esquina da praça, pois o que é público, aos olhos de muitos, é de ninguém e quem quiser que se lixe!



Buscando caminhos possíveis



Gestores, empresários e sociedade civil buscando juntos caminhos para esta cidade. 
Formação de GTs, trazendo propostas para ações concretas.
Arte, cultura, ambiente, turismo responsável. 
O Inteiro Ambiente também esteve presente!

XI Caminhada Interpretativa do Mangue de Pedras e Ponta do Pai Vitório

Dia 23/10 aconteceu a  XI Caminhada Interpretativa do Mangue de Pedras e Ponta do Pai Vitório. Promovida pela Eco Trilhas Pau Brasil Búzios RJ, que convidou  Caminhantes e Ambientalistas, a caminhada teve o intuito de observar e registrar a situação em que se encontra a área, considerada de grande importância para o patrimônio ambiental da região.


Caminhantes de Rio das Ostras, moradores e um grupo de jovens estudantes de uma escola no Rio de Janeiro constataram as ameaças que sofre este local de importância histórica, geológica e ambiental. Invasões, queimadas, muito lixo e resíduos ao longo do litoral, deixados por visitantes e trazidos pela maré foram observados. Fica evidente a necessidade de fiscalização e proteção para o local que já sofre com a degradação. 

Demos nossa contribuição retirando embalagens, pedaços de isopor e outros detritos. A natureza precisa de nossa participação, de nossa ação amorosa e cidadã.



Neste dia, ganhei minha carteira internacional de caminhante, projeto Anda Brasil. Agora é oficial! Já tenho meu primeiro carimbo!.















Muitas belezas e ameaças encontramos no Mangue de Pedras.















Até um acampamento abandonado!







A natureza pede socorro!


2° Encontro Científico do PECS - Parque Estadual da Costa do Sol

Pesquisadores, gestores e sociedade civil reunidos em um encontro de divulgação científica e debates sobre a área do PECS. A universidade apresentando os conhecimentos produzidos em pesquisas que podem e devem ser utilizados  na tomada de decisões por parte dos gestores. A sociedade civil precisa ter acesso aos conhecimentos construídos pela academia para apoiar causas e medidas sustentáveis de proteção aos biomas. Promover o diálogo entre esses atores é fundamental.
A informação precisa chegar nas escolas e daí ser difundida pelos estudantes, envolvendo as famílias e a comunidade nas discussões sobre temas e questões que afetam a vida de todos. 
Conhecer para amar e cuidar.













Muitas aprendizagens sobre a restinga, as lagoas, a vegetação, aves e hábitos dos antigos sambaquianos. No último dia do encontro, uma caminhada conduzida pelos alunos do curso de condutores de trilhas, na região da Ilha do Japonês. Trilha do Morro do Chapéu e Caverna dos Escravos.





 Aproveitamos para retirar alguns sacos com lixo e resíduos deixados ao longo da trilha por aqueles que ainda não despertaram sua consciência para a importância de cuidar do ambiente.




O conhecimento científico precisa chegar até a população. Um caminho é a  educação ambiental junto aos professores e estudantes nas escolas dos municípios envolvidos no PECS. 
Quem conhece, ama. Quem ama, cuida!