sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Brincadeira é coisa séria!!

Pessoal, papais e mamães de crianças pequenas: a gente quer registrar tudo, filmar, fotografar cada gracinha... mas... como isso é entendido pela criança? Será que tudo o que a gente faz deve ser pras câmeras? A gente tem mesmo que estar sempre linda/o, bem vestida/o, posando pras câmeras? A gente brinca e se diverte pra compartilhar nas redes e mostrar como somos felizes ou a gente brinca e se diverte porque isso também é viver? (Ficar triste, sorumbático, melancólico também faz parte!) Será que precisamos mesmo de brinquedos plásticos novos a cada dia? Às vezes umas pedrinhas, uns pauzinhos, umas caixas de papelão podem ser mais ricos do que brinquedos que brincam sozinhos pra gente ficar olhando... Nossa intenção ao comprar novos brinquedos e roupinhas é a melhor possível, mas vale refletir se é por aí mesmo! Estamos educando para o presente e para o futuro. A Terra não dá mais conta de tanta bugiganga! Pra brincar com seu filho/a, basta estar junto, contar histórias, passear num parque, na pracinha... Nossos filhos não precisam de tanto TER! Precisamos todos SER mais. E isso não se compra!! Não me levem a mal... em vez de comprar um brinquedo novo, Recicle, Repense, Recrie, Reaproveite, Rejeite, Recuse e apenas brinque!!! 

Nessa linha de pensamento, veja que trabalho maravilhoso! Conheça e baixe gratuitamente o livro em PDF, organizado por Renata Meirelles:



"Este material é um convite para aprofundarmos o olhar sobre a infância, a educação e o brincar. Durante dois anos o Território do Brincar visitou diferentes comunidades (rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral) e dialogou com seis escolas brasileiras. Compostos por filmes e textos, o material sintetiza grande parte deste diálogo e inspira educadores a potencializarem o brincar dentro e fora da escola."


Emoticon heart Emoticon heart Emoticon heart

Nenhum comentário:

Postar um comentário