quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Currículo


Quem sou? Onde estou? Para onde Vou? Qual a minha missão no mundo?
Sem esses questionamentos, ficamos à deriva, à mercê do vento e das intempéries.

Temos uma história - ou muitas.  Um dia fomos sonhados por alguém. Nossos pais, nossos avós. Fomos idealizados, assim como nosso destino. Em algum momento tomamos consciência do eu,  as rédeas na mão e dissemos meu caminho pelo mundo, eu mesmo traço! Quem sabe de mim, sou eu!!

Mas como dizia Mário de Andrade, ninguém não é feito de nada, nem de si mesmo apenas.

Com muitos fragmentos vamos nos constituindo. 
Desde bem pequena eu já dizia que seria professora, bailarina ou santa. Já me disseram que sendo professora satisfiz todos os desejos, pois haja jogo de cintura e paciência divina pra encarar o desafio!!

Sempre tive muitos interesses e uma curiosidade grande pelo mundo, bichos e gentes. Mapas sempre foram uma paixão. A leitura, o desenho, as construções tridimensionais faziam parte do meu cotidiano. Fui daquelas crianças que passava a tarde concentrada lendo ou criando alguma coisa. E brincando de bonecas, de escolinha. Montando coisas. Fazendo arte, diziam.

Entrei para Arquitetura, estudei Geografia, Artes, Educação Artística, Museologia... As questões da forma e do espaço me fascinam. Tornei-me arte educadora. Estudei escultura. Fui maquetista e modelista naval por onze anos. Construí móveis e objetos. Fui designer e web designer. E assim fui interligando saberes, desenvolvendo habilidades e competências. Já lá se vão quarenta anos nessa estrada, partilhando experiências com diferentes equipes e em diferentes espaços,  sempre animada perante os novos desafios. 

Ano novo e vem o desejo de novos projetos. Fui rever o currículo e me dei conta de que são tantas facetas, tantas vertentes, tanto ir e vir, que não cabia mais no modelo convencional, linear. E veio a ideia de usar o formato dos mind maps pra estruturar minha caminhada. Já fiz várias versões e sempre parece que pode melhorar. Mas fiquei satisfeita com esse resultado. Essa sou eu. 
Mário de Andrade dizia que eu sou trezentos, sou trezentos e cinquenta. Me sinto um pouco assim, múltipla. Difícil escolher uma coisa só... Quando fui estudar pedagogia me encontrei! E amei estudar matemática, geografia, história, artes, literatura e tudo o que já fazia parte da minha vida. 

Amo o que faço e acredito que o trabalho é uma excelente forma da gente realizar nossa missão no mundo! Ensinaraprender, assim mesmo, tudo junto, é muito prazeroso. Aprender enquanto ensina e ensinar enquanto aprende é uma grande aventura. Estar junto quando o outro descobre, entende, inventa, é demais! Por isso também foi tão bom (e ainda é) ser mãe - uma oportunidade incrível de ensinar e aprender o tempo todo. 

Assim, estou em busca de novas aventuras, de novas experiências profissionais! 

Vai aí um pouco do que tenho feito por esse mundão véio sem porteira.Tem arte no ambiente, tem leitura no museu, tem maravilhas que voam na biblioteca, com muita alegria e comprometimento.


Quem sabe podemos realizar uma profícua parceria?





https://www.goconqr.com/pt-BR/p/118
15866-Curr-culo-de-Christianne-Rothier-mind_maps

Nenhum comentário:

Postar um comentário