sábado, 24 de junho de 2017

Folia de Reis - Tradição na Região dos Lagos










Fotos Christianne Rothier 2015


Manifestação de origem portuguesa, a Folia de Reis foi introduzida no Brasil no século XVI, e é uma festa diretamente ligada às comemorações do culto católico do Natal.

“Na tradição católica, o Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro porque este teria sido o dia em que os reis magos visitaram o menino Jesus após seu nascimento, em 25 de dezembro”, comentou Yuri Vasconcellos, superintendente dos Espaços Culturais e um dos coordenadores do projeto em Cabo Frio em 2013.

De acordo com a história, os reis (Baltazar, Gaspar e Belquior) chegaram até Jesus Cristo guiado por uma estrela, e ao encontrar o menino presentearam-no com mirra, incenso e ouro. Em homenagem a esta passagem bíblica, os católicos passaram a realizar a Folia de Reis.

Durante os festejos, grupos compostos por músicos caminham pelas ruas da cidade, com trajes, e levam alegria e bênçãos do menino Jesus a todas as pessoas que os recebem. Em Cabo Frio a Folia foi incorporada como tradição cultural em 1965, com a chegada do mestre sanfoneiro Sebastião Margarida. E, desde então, a cada ano vem reunindo crianças, jovens, adultos e idosos.


Participaram da festa a Folia de Reis Estrela Guia (do bairro Manoel Corrêa), a Folia de Reis de São Cristóvão (do bairro São Cristóvão), a Folia de Reis Estrela D’Alva (do bairro Praia do Siqueira) e a Folia de Reis Estrela do Oriente (do município de Arraial do Cabo).

http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/01/folia-de-reis-vai-animar-praca-da-cidadania-em-cabo-frio-rj.html (Editado)

 

 No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião,o padroeiro do Estado.



Instrumentos como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro, entre outros, são tocados com maestria pelos participantes dos grupos, que contam, também, com crianças.

Os participantes são liderados pelo mestre da Folia, que conduz os foliões durante toda a festa, e carregam a bandeira ou andor do grupo, geralmente feita de madeira e enfeitada com motivos religiosos, representando a estrela de Belém, pela qual demonstram muito respeito.

http://www.cabofrio.rj.gov.br/detalhenoticia.aspx?id=a950315b-25c5-49d1-93ac-668fbadf7ebb
http://poesiarte.blogspot.com.br/2013/01/fotos-da-folia-de-reis-em-cabo-friorj.html

A identidade de um povo renasce - Folia de Reis

Entrevista com José Santana, Mestre da Folia de Reis


José Santana, mestre folião que trabalha com a Folia de Reis há 60 anos, conversou com a equipe do Blog Cabo Frio Cultura Viva, falando da tradição, religiosidade e detalhes pitorescos dessa autêntica manifestação de cultura popular na nossa cidade.


Cabo Frio Cultura Viva - Como nasce a Folia de Reis?

Mestre José Santana – O nome é criado, é palavra ambientada com a história dos magos, que vieram adorar Jesus no seu nascimento. A própria Escritura, no Capítulo 2 do Livro de Mateus, se você ler, vai encontrar isso que estou falando com você.

Cabo Frio Cultura Viva – Vocês se reúnem todos os meses, toda a semana ou tem um período específico do ano?

Mestre José Santana – A gente começa o nosso mês em 24 de dezembro e vai até 20 de fevereiro. Quando as Folias começaram, a tradição eram 11 dias e 11 noites seguidas de apresentações, mas com a mudança de ritmo do trabalho, as pessoas começaram a não poderem mais dispor de tanto tempo.

Cabo Frio Cultura Viva – Então vocês se preparam o ano todo para esse período...

Mestre José Santana – Não. A gente tem nosso ensaios no mês de novembro para as apresentações em dezembro. Buscamos trazer novas pessoas para aprender mas está difícil, então temos que pegar pessoas que já sabem e ir aproveitando. Então dia 24 à noite os foliões recebem seus uniformes [onde as características básicas são a faixa com o nome da Folia e o chapéu e saem pelas casas tocando e imitando os magos.

Cabo Frio Cultura Viva – E como são feitas as músicas?

Mestre José Santana – As letras são feitas em cima dos textos da Escritura, mas delas compõem-se versos rimados, e o ritmo é semelhante ao da música sertaneja.

Cabo Frio Cultura Viva – E como se percebe que alguém é Mestre Folião?

Mestre José Santana – Ser Mestre Folião é ter um dom. Não adianta decorar versos: é um dom que envolve a composição, o conhecimento da Escritura, a rima, o verso...tem que ser um tipo de pessoa poeta, que faça os versos no repente, trovado...

Cabo Frio Cultura Viva – Quantos foliões são necessários para compor uma Folia?

Mestre José Santana – Bom, a Folia de Reis tem dois limites: um de 8 e outro de 20 membros. Em geral, é interessante fazer com 6 foliões, mas se não houver, fazemos com três, por exemplo, afinal, os magos eram três. Mas há Folias com mais de 20 foliões, isso depende...se você for contar, na cena do nascimento de Jesus, havia Ele, Maria e José; os três magos; segundo a tradição, ainda três pastores que trouxeram leite, cordeiro e mel; fora Herodes, que se fazia presente em pensamento: já são 10!

Cabo Frio Cultura Viva – E o que há de interessante nessa história dos magos?

Mestre José Santana – Há uma interpretação que diz que a palavra “mago”, no original bíblico, tem a ver com algo que para nós significaria um termo próximo de “magnata”, ou seja, sem relação com a magia propriamente dita. Lembro ainda que os “reis” magos, quando vieram adorar Jesus, ainda não eram Reis, segundo algumas fontes, mas apenas magos.

Cabo Frio Cultura Viva – Há também algo cênico nas Folias, ou seja, há representação de personagens ou só a música?

Mestre José Santana – Um dos foliões representa Herodes: é o que se veste de palhaço. Em geral ele não toca instrumentos, só dança e faz palhaçadas. Algumas folias têm dois palhaços: Herodes e Judas, que também traiu Jesus, mas em outro momento da Escritura. Eles usam uma máscara e roupas esquisitas para representar o fato. Eles também contam histórias para os presentes, etc."

Fonte: blog cabofrioculturavivaeutambem



Reis do Sagrado
Direção Lucas Muller




Publicado em 4 de out de 2013
Surgida em Portugal no século XVI, a tradição de Folia de Reis chegou ao Brasil no período colonial. 'Reis do Sagrado' mostra toda beleza, devoção e poesia desta tradição religiosa secular, e presente nas cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. O documentário retrata de maneira fiel manifestações das três folias dessas cidades: Estrela D'Alva, São Cristóvão e Estrela do Oriente, presentes desde 1965, e o que pode estar próximo do fim...

Born in the XVI century in Portugal, the Three King's Day's tradition came to Brazil at the time of colonial era. 'Reis do Sagrado' shows the beauty, devotion and poetry of this secular and religious tradition which lives in the cities of Cabo Frio and Arraial do Cabo, Rio de Janeiro State. In a real way, this documentary depicts manifestations from the following three feasts: Estrela D'Alva, São Cristóvão e Estrela do Oriente that have been being done since 1965 and are about to get closer to the end...

*Prêmio de Melhor Documentário Nacional no Festival de Cinema de Cabo Frio
Indicado a Melhor Documentário no I Festival de Cinema Online, 2014, Brasília
KO & Digital Festival Internacional de Cine Solidario, 2014, Barcelona
V Feria Internacional de Cine de Manizales (FICMA) 2014, Colombia
XVI Congresso Brasileiro de Folclore, 2014 Florianópolis
VIII Festival Visões Periféricas, 2014, Rio de Janeiro
IV Mostra de Filmes Memória em Movimento, VI Semana Fluminense de Patrimônio 2016
9ª Mostra Play The Movie, 2015, Recife
IV Festival de Cinema de Macaé, 2014
11º Festival Imagem-Movimento, 2014 Macapá
V Semana de História da Estácio de Sá, Campus Cabo Frio

Data e local de lançamento:
18/12/2012 - Charitas, Cabo Frio (RJ)

FICHA TÉCNICA
Direção: Lucas Müller
Ano: 2013
Gênero: Documentário/Tradição Religiosa
Locais: Cabo Frio e Arraial do Cabo, RJ - Brasil

Entrevistas: Lucas Müller
Direção de Fotografia: Marcelas Rimes e Alexander Rocha
Produção: Marcos Homem, Rita Weber, Marina Pettinelli, Tajana Nascimento e Thuany Motta
Pesquisa: Lucas Müller e Raphael Ferreira
Fotografia: Leandro Oliveira, Marcelas Rimes, Alexander Rocha e Lucas Müller
Still: César Remedy
Som direto: Raphael Ferreira e Alexander Rocha
Iluminação: Leandro Oliveira
Entrevistados: Ricardo do Carmo, Nilson Soares, Dercy Ferreira, Sebastião Fernandes, Francisco Fernandes, Celícia Ferreira, Gilda Ferreira, Gercy Fernandes, Carlos Parazzi, Júlio Soares
Traduções: Nelkis Medina (espanhol), Thuany Motta (inglês), Elizete Waughan (francês)

Fotos, matérias e mais filmes: http://www.os13.com.br

Filme ‘Reis do Sagrado’ foi lançado em Cabo Frio em 2012

O documentário foi gravado nas cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, e mostra a realidade e manifestações das três Folias de Reis: Estrela D’Alva, São Cristóvão e Estrela do Oriente, presentes desde 1965.

De origem portuguesa e cunho essencialmente religioso, as Folias de Reis são grupos organizados por devoção ou pagamento de promessa, cuja duração é de sete anos, no mínimo.

Esses grupos são constituídos, quase sempre, por núcleos familiares que buscam reviver a manifestação e preservá-la na sua comunidade. O documentário é uma parceria da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e o grupo local de Cinema, Os 13.

“Essa é a primeira vez em 50 anos que é documentado, num trabalho minucioso, a presença das Folias de Reis em Cabo Frio e Arraial do Cabo. O filme 'Reis do Sagrado' mostra toda essa beleza, poesia e tradição religiosa”, antecipou Lucas Müller, diretor do documentário.



Um pouco mais sobre as Folias de Reis na Região

A Casa Santos Reis, em Rio das Flores, é um memorial em homenagem à tradição das Folias de Reis na região.

Desde sua inauguração, a Casa promove no domingo próximo ao dia de Reis a chamada Visita de Santos Reis, com  participação de grupos de folias de reis da região.     
O criador da Casa, o pesquisador Affonso Furtado Silva, já participou do Conselho Estadual de Cultura e é membro da Federação do Reisado do Estado do Rio. "O termo 'reisado' foi conceituado por Câmara Cascudo no seu conhecido Dicionário do Folclore Brasileiro para caracterizar os  grupos populares que celebram,  com rituais próprios,  as festas do  Natal  e  dos  Reis.  
No Brasil ,  tem-se cerca de  70 grupos de Reisados. A Folia de Reis é a mais expressiva, mas há também o Terno de Reis, no Sul e na Bahia; o Bumba Meu Boi, no nordeste; e o pastoril", explica o pesquisador, autor do livro Reis Magos ? História, artes e tradições.

A Casa Santos Reis fica ao lado da entrada do conjunto habitacional de Manuel Duarte. Próximo ao local há uma gruta, escavada em 2005. A gruta guarda uma reprodução do quadro Relicário de Santos Reis, doada pela  Catedral  Gótica  de Colônia, na Alemanha, onde estão depositados os restos mortais do Reis Magos.

SERVIÇO

Endereço: Rodovia RJ -151 , n.14728, junto à entrada do Conjunto Habitacional do distrito de Manuel Duarte - Rio das Flores
Telefone: (24) 2458 0245 (João Bosco)
Email: affonsof@hotmail.com
Site: http://www.csr.xpg.com.br/

http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-santos-reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário