quarta-feira, 4 de maio de 2016

Notícias do Mutirão

Foto: Marta Rocha

Nosso mutirão foi um sucesso! 

O dia amanheceu nublado, o céu bem escuro, parecia que ia desabar uma chuvarada. Caíram uns pingos, mas aos poucos o sol foi surgindo e manteve-se semi encoberto, colaborando com o trabalho de coleta de resíduos e depois com o plantio.
Contabilizamos perto de 70 pessoas envolvidas, com a mão na massa ou observando. 

Uma festa que uniu crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais, moradores, visitantes, curiosos, entidades não governamentais e representantes do poder público.

Linda festa, com momentos especiais de confraternização e solidariedade.

O Facebook está repleto de álbuns com fotos dos participantes.


Pra ficar tudo aqui registrado, um pouco da memória do nosso Mutirão

Assim estava o Largo no início de tudo:










Era preciso fazer alguma coisa... A ideia foi sendo amadurecida e compartilhada entre amigos, moradores e possíveis parceiros.

Em 2013, na disciplina Ciência e Educação elaborei um projeto de Plano de Ação para resolver um problema no local onde moro. Nascia a ideia que agora tornou-se realidade!

Reuniões foram agendadas e realizadas, ofícios para os órgãos públicos foram entregues, forte campanha pelo Facebook foi compartilhada, além da impressão de filipetas, entregues na vizinhança e colocadas nas caixas de correio de todas as casas e condomínios da localidade. 
A pré-produção foi intensa!





A imprensa apoiou o movimento!

Programas na TV local abriram espaço e  revistas eletrônicas  divulgaram a ação!

Nos dividimos e cada um foi pra um lado!

Gratidão ao Programa Sidney Marinho, ao Programa Força Comunitária, do Bené, ao Programa Universidade da Cultura, de Suziane Borges!

Primeira página do G1 Região dos Lagos



Revista Cidade



Programa Universidade da Cultura, de Suziane Borges, na Cabo Frio TV

Gratidão aos parceiros que enviaram releases e conseguiram espaço na midia para divulgar esta ação cidadã!


A Comsercaf - empresa de limpeza da cidade passou a semana anterior ao evento limpando, retirando caminhões de entulho e restos de poda. 





Enquanto isso, o empresário Roberto Antunes cedeu seu caminhão e motorista para que fossemos buscar as mudas cedidas por Paulo Bayer e seu Projeto Ambiental Eco Lógico 
no Pontal do Peró.









Dias antes, o céu nublou e veio a chuva. Fiquei totalmente convicta de que a Mãe Natureza estava feliz e apoiando a causa! O Universo conspirou e choveu até à véspera do nosso Mutirão. Aterra antes totalmente esturricada depois de semanas sem chover, estava pronta para o plantio!

Faixas foram pintadas




Fotos: Christianne Rothier

No domingo, 01 de maio, Marcinha Ribeiro chegou cedo e me ajudou a "armar o circo", transportando mesa, guarda sol, banquinhos e fixando as faixas ao redor da praça. 
Lixo Não!!





Foto: Marcinha Ribeiro


Aos poucos o pessoal foi chegando. 

A Secretaria do Meio Ambiente chegou com a Equipe Verde e a Comsercaf enviou sua equipe de poda; a Equipe de Educação Ambiental do PECS - Parque Estadual da Costa do Sol,  armou sua tenda, fazendo uma demonstração dos equipamentos usados no combate e prevenção aos incêndios; os amigos do Peró chegaram com sua disposição e garra.
Todos  juntos passaram a manhã limpando, cavando  e plantando as mais de 40 mudas que agora estão por toda a praça, junto com os moradores e visitantes. E atuaram juntos também na descoberta da lagoinha, que agora está renascendo no centro da praça!

 Os Amigos do Peró - amigos queridos que incentivaram muito e apoiaram o Mutirão!



Equipe de poda da Comsercaf



Material de prevenção de incêndios da Equipe PECS





Fotos: Marcinha Ribeiro

Comsercaf, PECS, SEMA e Sociedade Civil

Juntos cuidando do que é de todos!

Muito lixo, entulho e objetos curiosos retirados pelos voluntários





Fotos Marcinha Ribeiro

Muito lixo foi sendo coletado pelos participantes e os sacos iam se acumulando ao lado da nossa barraquinha, enquanto os atores do TCC com seu Cortejo de Palhaços incentivavam o mutirão, alegrando a manhã!



Fotos: Marcio Blauth



Muitas crianças e jovens se envolveram ativamente, com destaque para os irmãos Patrick e Bryan, grandes parceiros no renascimento e embelezamento da praça.


Foto: Marcinha Ribeiro


O TCC - Teatro Cabofriense de Comédia coloriu e animou a manhã, cantando, tocando instrumentos e circulando no local com seu maravilhoso Cortejo de Palhaços, uma perfeita integração entre "formigas" e "cigarras"!







Fotos: Manuela Elon

Tivemos também Oficina de Bombas de Sementes para as crianças conhecerem uma técnica de plantio em locais de difícil acesso




Tivemos sorteio de brindes, doados por apoiadores que apostaram na nossa causa! 

Artesanato, pizza, cortes de cabelo, camisetas, livros de poesia e de fotos das aves da laguna de Araruama. Gratidão ao Poeta Flávio Machado que doou alguns de seus livros, ao Antônio Angelo Trindade Marques que cedeu um exemplar do seu belo livro de fotos e aos demais apoiadores que doaram os brindes!


Flávio Machado autografa seu livro para um sorteado

Janaína ganhou um dos brindes!

João levou o brinde pro Caio

E lá vai o Flávio autografando mais um de seus livros enquanto o TCC dá seu show

E não é que ele ganhou o belo livro das aves da Laguna de Araruama? 
Tinha muita gente de olho neste brinde!!








A manhã avançava com cada um fazendo sua parte.

 "Formigas" e "cigarras" em total harmonia e integração, por algo maior!










Fotos: Marcio Blauth




Veja alguns comentários dos participantes, retirados das postagens do Facebook:

"Um lindo dia de arte, alegria e natureza!!! ViVa!!!
Mutirão de limpeza e plantio no Largo do Caminho Verde!
Linda iniciativa da querida amiga Christianne Rothier Duarte!"
Marta Rocha


"Lindo de se ver o que aconteceu hoje durante a AÇAO AMBIENTAL na pracinha do Caminho Verde na Ogiva, lá, todos puderam levar a sua colaboração para plantar, limpar, conscientizar e despertar o interesse, a responsabilidade, a valorização dos bens naturais e espaços públicos. A sociedade civil organizada e gestores atuando juntos em prol do meio ambiente, este certamente é o único caminho para dias melhores e um mundo melhor para se viver. Gratidão e parabéns a todos, parabéns aos idealizadores, bela iniciativa." 

Paulo Bayer




"Foi hoje o movimento de ocupação da praça no Caminho Verde. Evento sensacional, emocionante, onde tive a oportunidade e alegria de ver uma verdadeira sinergia entre sociedade civil e poder público. Todos participaram com a maior alegria, pessoas de gerações diferentes, fiquei encantada em presenciar crianças super empolgadas, plantando, cavando buracos. Amei conhecer o Brian de apenas 12 anos, cheio de disposição, a pequena Julia de 6 anos mega engajada, entre tantas outras que estavam junto com seus pais, me emocionou e fortaleceu ainda mais a minha decisão de continuar atuando nestes movimentos, convicta de que este é o caminho para mudança. Ganhei das crianças um monte de sementes de girassol, uma graça e a certeza que a principal semente estava plantada naqueles corações. Como disse Christianne Rothier Duarte idealizadora do movimento, foi mágico e todo universo conspirou para o sucesso do evento. Parabéns! Sema, Jailton Dias Nogueira Junior Comsercaf Dsu, INEA, Rogeria Castro, Paulo Bayer Marcinha Ribeiro e a todos que abraçaram a causa e ajudaram na sua realização." 
Marta Rocha

"Um lindo dia de arte, alegria e natureza!!! ViVa!!!
Mutirão de limpeza e plantio no Largo do Caminho Verde!
Linda iniciativa da querida amiga Christianne Rothier Duarte!"
Tatiana Prota Salomão



"Bem, digo com toda certeza que todos estamos vencedores por este momento tão importante que aconteceu, que foi O MUTIRÃO DE LIMPEZA DA PRACINHA DO CAMINHO VERDE. 

Todos estão de parabéns por tão importante iniciativa e engajamento, em prol da natureza. Ela agradece com certeza, quando os dias vão passando e ela pode desenvolver-se com tranquilidade, dando-nos a cada dia, a alegria de muitos momentos, com nossos amigos e familiares.

Mas destaco aqui, uma equipe muito especial, do INEA, comandada por uma mulher, que é a Rogeria Castro. Colocou literalmente as mãos na terra e fez acontecer, nascer. Uma Equipe que aos poucos, apesar de diversas dificuldades, é de uma competência tamanha. Chegaram de fininho, sem muito alarde (não é do feitio deles mesmo...rss..), e junto com todos nós ali, fizeram acontecer, o início da realização de um grande sonho, que aos poucos, está tornando-se realidade. Daiana Cabral, também incansável, cortando, cuidando, dando atenção as crianças, Ronald, Luis Augusto e Juan: todos guerreiros, num momento tão singelo e sublime como a criação de um espaço que se tornará marco permanente de um bairro, de uma cidade e fazendo ressurgir no coração de todos, a esperança. Trouxeram material que são usados no combate a incêndios p/ demostração, mas que foram usados com maestria p/ fazer renascer a vida.

Que Deus esteja protegendo seus caminhos, cuidando, amparando e fazendo as alegrias tornarem-se constantes na vida de vocês. Esperamos sempre contar com presença providencial, humana e capaz de todos. E saibam que vocês podem contar conosco p/ ajudar a proteger a "nossa natureza"!

Até o próximo evento, se Deus quiser!"
Marcinha Ribeiro



"A Revolução não será televisionada, muito menos armada
Mais será espalhada como se fosse uma praga
Somos a nova geração, a geração da mudança!
Que o sorriso de criança seja ofuscante para os mandantes
Somos mulheres e homens todos atuantes, protagonistas do agora, preparados para a criação do grande motim e a cada intervalo dessa guerra propondo novas ideias para um final feliz!"
Janaína Teixeira


Gente, que manhã linda e gloriosa!! Foi um momento especial, marcante e mágico, inesquecível!

Gratidão a todos os que participaram e apoiaram!




E a coisa não parou por aí!

No dia seguinte (02/05), nossa jornalista que divulgou o Mutirão na imprensa, queria anunciar o sucesso do evento e saber quais seriam as próximas ações. Convoquei uma reunião relâmpago, que aconteceu na calçada, diante da pracinha, à luz das estrelas. Com a presença de 14 moradores participantes do mutirão, num belo círculo, combinamos os próximos passos: amanhã cada um vai prender uma fita ou um laço na "sua árvore", se responsabilizando por regar cada uma. 

Assim poderemos identificar as que estão sem madrinhas ou padrinhos, para que possam ser adotadas. Em seguida, faremos uma cerimônia de "batismo", colocando plaquinhas com a identificação da espécie e o nome da madrinha /padrinho. O objetivo é envolver e estimular a criançada.

Vejam que legal, um vizinho, artista plástico, Marcos Blues, chegou na reunião e se ofereceu para pintar as plaquinhas! Precisaremos entregar as placas pra que ele pinte, criando uma padronização bem legal. Outro passo importante é cercar a praça com tronquinhos, impedindo a entrada de carros.  Informação importante foi repassada: é suficiente regar 2 vezes por semana, com o conteúdo de uma garrafa PET.

Vejam as palavras do nosso artista:


"Bem vinda amiga ,em primeiro lugar parabéns pela iniciativa a uns anos olhava triste presse cantinho onde hj está se tornando a praça , pois esperava meu Peró ,São Cristóvão sentido direto pro centro ,enquanto isso ficava admirando o descuido desse lugar e vendo ele se transformar em um lixão ,a um mês atras pensei vou começar a limpá-lo , Karakaaaaa ,fiquei receioso visto me lembrar que achariam que eu estava o limpando com fins lucrativos ae aparece VC me salvando e possibilitando a eu contribuir com o cuidado e apreço pelo mesmo visto você ter falado com os órgãos competentes e tudo mais , show mesmo e pode contar comigo pra colocar um letreiro simples em cada plaquinha identificadora das mudas ,tmj !!! Agora vou ter aonde poder tocar meu Blues fora do meu trabalho ,vai ser nesta praça ,garanto uma roda de BLUES a todos os envolvidos nesse mutirão ,marque o dia eo som ao vivo o BLUES ao vivo é por minha conta é Marcosbluesimproviso Silva na causa da praça ,Abração e vamos de o nascimento da praça ! Quero muito compor um BLUES pra cada muda ,vlww !!!! Sou músico ,repentista de BLUES,letrista e artista plástico !!! Quem estiver passando no shopping Ipanema mall vai ver eu tocando no corredor de 5 a sab das 16 as 20 !!! 



0800 pra todos !!!"



Marcos Blues



Nem tudo são flores...

Bom, não é pra apavorar ninguém, mas como lembrou minha amiga Fátima Porto Batista, pode ter cobra lá no meio da pracinha. Cobra também é gente, digo, também faz parte da natureza, mas, vamos combinar, que topar com elas pode ser meio assustador. Então, quando forem regar suas árvores, prestem atenção onde pisam!! Todo cuidado é pouco! Provavelmente, quando você vir uma delas, ela já te viu há mais tempo e tratou de dar o fora. Mas vá que a coitada esteja sonolenta, e tal...

Dicas do dia (uma lembrança da Elena Correa): Melhores momentos para regar as árvores: manhã até 10h e final da tarde. Entre 10 e 15 h o sol pode estar muito quente e o choque da água fria não faz bem para as mudas. E basta regar cada uma 2 vezes por semana, com o equivalente a uma garrafa Pet em cada!!

No dia seguinte, os laços começaram a aparecer. Eu fui lá correndo marcar as minhas!



Pau Brasil + Camboinha



Paineira

Essas fitas inspiradoras vieram enfeitando um presente que ganhei da amiga Silvia Fitipaldi, que veio do Rio especialmente pro mutirão! Disse-me ela que  essas fitinhas vieram do Núcleo de Educação para a Paz, do Cecip!  Amei e as prendi nas minhas amadrinhadas!





Fotos: Christianne Rothier

E as dicas não param de chegar de longe! O amigo Oséas Valente de Avilez mandou esta: 

"Christianne, desculpe o palpite!!! Observei em suas fotos dos plantios que não deixaram "cordões" ou "coroas" em torno das mudas. São aqueles montinhos de terra de aprox. 20 a 30 cm circulando completamente as mudas, que em geral se faz logo ao plantar, inclusive porque nesta hora, quando dá, se faz uma rega farta. Servem para reter a água de rega e da chuva, evitar erosão nos pés das mudas, facilitar a limpeza do mato, evitar que se cortem mudas pequenas sem querer, manter a terra mais úmida na região das radículas, etc, etc. Já plantei muitas e os cordões são importantes. Eles podem também ser cobertos com o mato cortado do terreno, criando uma cobertura que retém a umidade e recicla a matéria orgânica. Normalmente não se coloca pedras próximas às mudas, porque o mato vai crescer e se emaranhar no meio delas, dificultando a limpeza. Palpites!"


As pedras e pedaços de entulho colocados no dia do mutirão foram apenas para proteger as mudas de tantos pés ciirculando por lá! Aos poucos vaos retirando e fazer corretamente, como sugere o amigo e também orientou a Rogéria Castro,
No dia de hoje, já temos divulgação sobre os resultados:



http://www.jornalaspas.com.br/apos-mutirao-de-limpeza-moradores-continuam-incentivando-o-trabalho-de-revitalizacao-de-praca-em-cabo-frio/



Agora precisamos mapear as mudas e identificá-las, conseguir as plaquinhas para nosso artista pintar e cercar a praça!


Enquanto preparo esta postagem, os parceiros da Equipe Verde da SEMA chegaram com algumas placas de sinalização. 







Algo lindo que está acontecendo, é a integração entre os moradores. Alguns sequer se cumprimentavam. Agora, trocam ideias, contam causos, relembram de como era este lugar e sonham juntos manter a paz e a tranquilidade deste lugar especial nesta cidade tão linda. 

Muito precisa ser feito. Mas o aprendizado desta união em torno de uma causa concreta ensina que podemos mais do que imaginamos.


Há muita gente envolvida para agradecer. Temo deixar de citar alguém, até porque foram surgindo parceiros e apoiadores e nem sei o nome de todos! 

TODOS foram indispensáveis e imprescindíveis para o sucesso deste Mutirão!
Uns estavam presentes e outros atuaram nos bastidores.
(Em ordem alfabética, as pessoas e instituições envolvidas diretamente 
na produção do evento)

Alemão - motorista
Bete Mahon e Jorge Cerqueira
Beto 
Amigos do Peró -Machado Silva, Marcinha Ribeiro, Marta Rocha, Paulo Bayer
Bruno Antunes
Comsercaf - Dennis, Gustavo Duarte, José Américo, Luiz Claudio
Elena Correa - Jornalista
Marcinho
PECS - Parque Estadual da Costa do Sol e sua Equipe de Educação Ambiental -  Daiana Cabral, Juan Gomes, Luiz Augusto Araújo, Rogéria Castro, Ronald Barreto.
Projeto Eco Lógico - Paulo Bayer
Regina Cariri e Paul
Roberto Antunes - Hotel Porto Veleiro
Secretaria do Meio Ambiente e sua Equipe Verde, capitaneada pelo Secretário Jailton Dias Nogueira Júnior, com André Luis, David Stenwender, Domingos
TCC - Teatro Cabofriense de Comédia -  Direção Jiddu Saldanha, Beatriz Ebecken, Celso Guimarães Jr., Danilo Tavares, Jean Monteiro, Kériun Hapuk Andrav, Manuela Paiva Elon, Nathally Amariá, Patrick Magalhães, Sarah Fortes
Toninho

Fotógrafos: Manuela Paiva Elon, Marcinha Ribeiro, Marcio Blauth, Marta Rocha 

 moradores, vizinhos, amigos, visitantes, colaboradores

Ah, e agradecimentos especiais ao Bob, o maior conhecedor do território do Caminho Verde, que apareceu pra conferir e prestigiar a grande manhã de Primeiro de Maio de 2016





8 comentários:

  1. Os primeiros passos foram dados, mas a caminhada continua! E assim vamos incentivando e acompanhando a nossa pracinha no Caminho Verde!!! Vamo que vamo!!!

    ResponderExcluir
  2. Emocionada com essa revolução no nosso quintal <3!

    ResponderExcluir
  3. Um trabalho lindo de se ver e participar, com certeza além das mudas foram plantadas dezenas de sementes de união e preservação em cada coração que ali estava e estas sementes estão se espalhando pelo vento da Internet, da comunicação e com certeza irá tão longe que nem conseguimos imaginar. Obrigada pela oportunidade de ter feito parte desta revolução.

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSA INICIATIVA! PRA PROVAR Q NEM SÓ DE INDOLÊNCIA VIVE A HUMANIDADE!!

    ResponderExcluir
  5. Chris, linda iniciativa, trabalho, realização, registro e desenvolvimento! Adorei participar: além de ter passado uma bela manhã em ótima companhia, ouvindo a delícia de som do TCC, aprendi um pouquinho sobre mudas, plantio e estratégia de urbanismo através da jardinagem! Fé na vida!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, amigas! Foi e ainda está sendo uma experiência maravilhosa. Muito aprendizado em vários campos, especialmente de participação e cidadania. Confirmando que a gente tem que colocar corpo inteiro nas ações, mente e coração juntos. Feliz demais com tudo o que vem acontecendo. Até agradecendo aos vândalos que invadiram Cabo Frio no carnaval! Não fossem eles, talvez nada disso tivesse acontecido! Há males que veem pra bem! Já dizia a sabedoria popular. Obrigada pelas palavras de todas!!

    ResponderExcluir
  7. Super travail FELICITATIONS
    Receba os nossos cumprimentos querida Christianne Rothier, é assim mesmo, alguem começa, daqui a pouco tem uma cidade inteira envolvida e consciente de que lixo é na lixeira. Necessario é motivar as outras pessoas em outros bairros para melhorar a cidade para todos.

    ResponderExcluir
  8. Lors des prochains chantiers de nettoyage, il est important de connaitre le nombre de kilogrammes de déchets et aussi de connaitre la provenance de ces dechets. Biodegradables, recyclables, faire un tri des differents types de plastiques pour faire une etude scientifique des dechets. Dans quelques jours, je vous ferais passer un protocole de travail sur le ramassage des dechets dans le domaine publique. Avec une amie en France Association MerTerre Isabelle Pitou, il a été mis en place un protocole de travail donc Planeta d'O est partenaire. Ce travail a pour objet de comparer nos travaux à travers les differents chantiers. Merci encore pour votre travail. Chaque action, chaque chantier de nettoyage. Nous devons transmettre aux générations futures une Planete Terre et une Planeta d'O en bonne santé, permettant à nos enfants ou petits enfants de se nourrir, de ne pas nourrir à cause des pollutions que l'on a laissé en heritage.
    Felicitaion pour votre travail, mais il faut continuer les chantiers et aussi faire des conferences pour que tous respectent notre planete Terre et les Oceans Ne jamais oublier que les OCEANS sont les poumons de notre Planete Terre. Pierre Passot Planeta d'O - oceans de vie - TerreMer

    ResponderExcluir